BEM VINDOS !

'A educação é aquilo que permanece depois de esquecermos tudo o que nos foi ensinado.'

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Tarefa para Pais e Filhos

 Vamos levar livros a votos !!

E os livros candidatos vão ser escolhidos....

 .....ENTRE PAIS E FILHOS !


O 1º Ciclo da EB Paulino Montez continua a participar no projeto “Miúdos a Votos "em parceria com a revista Visão e a Rede de Bibliotecas Escolares,

O projeto “é uma iniciativa que cruza cidadania e leitura, despertando o interesse pelos livros e permitindo a quem ainda não tem idade para votar a importância do ato.

 Dito de outra forma: ‘Miúdos a Votos’ combate iliteracia e abstenção. In Revista Visão

                                             VEJA AQUI REVISTA VISÃO

De acordo com o calendário das atividades,  decorre até dia 10 de novembro a escolha de livros para serem candidatos às eleições.

A apresentação de candidaturas processa-se como nos anos anteriores:

cada aluno pode propor um livro como candidato às eleições (um livro, e apenas um por aluno). 

Essa informação deve ser colocada neste formulário:

                                        ESCOLHA AQUI !!




quinta-feira, 19 de outubro de 2023

DIA DA ALIMENTAÇÂO

Em plena semana do Dia da Alimentação, todas as turmas trabalharam o tema de formas variadas e criativas.

Os alunos do Bloco Nascente trabalharam o conceito da Dieta Mediterrânica e elaboraram, coletivamente, uma Pirâmide Alimentar.



A promoção da Dieta Mediterrânica, em meio escolar, é um exemplo da relevância de uma abordagem holística da educação alimentar, tal como tem vindo a ser defendido no âmbito da promoção e educação para a saúde em escolas. De facto, falar em Dieta Mediterrânica é muito mais do que falar na mera perspetiva nutricional. É falar de cultura, de ambiente, de história, de saúde, de economia, de gastronomia, de ruralidade… é mais do que associar alimentação (ou melhor, a mal nutrição) a doenças como a obesidade ou diabetes; é abordar a alimentação numa perspetiva salutogénica, impulsionadora de um bem-estar socio emocional e físico.

É falarmos no desenvolvimento de competências sociais (essenciais), percussoras de um estado de saúde individual e coletivo, com previsíveis resultados no futuro.

 Em suma, são relembrados os 10 princípios da alimentação mediterrânica em Portugal:

01. “Frugalidade e cozinha simples, tendo como base as preparações que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas.

02. Elevado consumo de alimentos de origem vegetal em detrimento do consumo de alimentos de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas e frutos oleaginosos.

03. Consumo de alimentos de origem vegetal, produzidos localmente, frescos e da época.

04. Consumo de azeite como principal fonte de gordura.

 05. Consumo moderado de lacticínios.

06. Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal.

 07. Consumo frequente de peixe e baixo de carnes vermelhas.

 08. Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais.

09. Água como principal bebida ao longo do dia.

10. Convivialidade à volta da mesa."

Em toda a escola a temática foi trabalhada com entusiasmo e curiosidade.







quarta-feira, 18 de outubro de 2023

LISBOA SEM RODINHAS

Já começou o "LISBOA SEM RODINHAS" !!

No âmbito do Programa de Apoio à Educação Física Curricular (PAEFC) do 1º Ciclo, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa,  os alunos do 1º e 2º ano vão  participar no “Lisboa sem Rodinhas”. 

O “Lisboa sem Rodinhas” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, com o intuito de promover a introdução do ensino da utilização e aprendizagem da bicicleta, com base nos fundamentos curriculares existentes no programa de Programa Nacional de Educação Física para o 1º Ciclo do Ensino Básico, de acordo com a especificidade do Bloco de Deslocamentos e Equilíbrios.

 Procura também sensibilizar para uma mobilidade mais ativa e sustentável. 

Esta iniciativa é desenvolvida numa articulação entre o Departamento de Atividade Física e do Desporto, o Departamento de Educação e a Direção Municipal da Mobilidade. 

As aulas decorrem no período curricular, dentro das instalações da Escola Básica Paulino Montez .

Terão uma duração de 6 semanas, compostas por  aulas de 45 minutos por semana, lecionadas por 2 professores com a formação académica e/ou profissional adequada. 

Para a ano letivo 2023/2024, pretende-se alargar o “Lisboa sem Rodinhas” a todos os alunos do 1º e 2º ano, das Escolas Básicas do 1º Ciclo, entre 9 de outubro e 17 de novembro.










quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Assembleia Municipal de Crianças de Lisboa

 À semelhança do ano passado começou o processo para a eleição  dos representantes de escola, que terão lugar na Assembleia de Freguesia, e mais tarde na Assembleia de Crianças da cidade de Lisboa.

Serão essas assembleias de crianças da Freguesia a eleger os seus representantes na Assembleia das Crianças de Lisboa, cuja primeira sessão deverá decorrer em tempo oportuno.

O direito à participação em todas as matérias que lhes dizem respeito está consignado no artigo 12º da Convenção sobre os Direitos da Criança. A Assembleia de Crianças de Lisboa pretende dar voz às experiências, preocupações, necessidades e expectativas das crianças para a construção de uma cidade mais amiga das crianças.

A iniciativa procura promover o acesso das crianças de Lisboa a novas oportunidades de aprendizagem de participação política; desenvolver competências comunicacionais das crianças, de relacionamento interpessoal e de reflexão crítica; proporcionar o diálogo entre as crianças e decisores políticos; capacitar as crianças para participarem no governo da cidade e assim promover participações futuras ao longo da sua vida.


Cá na Escola os candidatos ( alunos do 3ºe 4ºano) já estão a preparar as suas candidaturas !


                                                       VER MAIS AQUI !




terça-feira, 3 de outubro de 2023

Miúdos a votos 23-24

 A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam, pelo sétimo ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. 

Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

Este ano, à semelhança de anos anteriores, a Paulino Montez irá desenvolver este projeto !





Blogue da Biblioteca Paulino Montez

            Já conhecem o blogue da Biblioteca Paulino Montez ?

                                      Veja AQUI : BIBLIOTECA PAULINO MONTEZ

A biblioteca escolar é entendida como espaço de aprendizagem e tem por objetivo fomentar a leitura, possibilitar o acesso, promover situação de contato com a leitura a todos os educandos, tornando uma alternativa de inclusão social.

 De acordo com Andrade (2005), todos os recursos devem ser mobilizados, a fim que as crianças e os jovens tenham acesso ao conhecimento, que possibilitará a inserção social e a realização humana.

A biblioteca escolar é um laboratório de autoaprendizagem. Pois oferece aos seus usuários diversos materiais bibliográficos (bem como não bibliográficos) e propicia aos estudantes conhecer várias informações diversificadas que contribuem para o processo de aprendizagem, de alfabetização, de ampliação da atividade de leitura, da formação de leitores autônomos. Assim, promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos.