BEM VINDOS !

'A educação é aquilo que permanece depois de esquecermos tudo o que nos foi ensinado.'

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Memórias da cidade de Lisboa

Fomos ao museu da cidade. O tema da visita e da atividade  foi '' Memórias da cidade de Lisboa''.
Gostámos muito e já  estamos a acabar os trabalhos de grupo sobre esta temática. 
Mas aqui fica um pouco da história da nossa cidade e algumas fotos.
*
Lisboa nasceu de uma "citânia" localizada a norte do atual castelo de S. Jorge.  Mas este já seria um dos muitos núcleos humanos desenvolvidos no período pré-histórico.
Através da ação povoadora dos romanos   (195 a.C.) e inerente desenvolvimento socioeconómico, em breve lhe seria atribuída a classificação de "município",  usufruindo do seu equipamento urbano:  monumentos, teatros, termas....

Olissipo (começou assim por se designar a cidade) caraterizava-se pela existência de um núcleo de população fixa defendida pela soldadesca.  Nas suas colinas  foi-se agregando um bom número de famílias cultivadoras da terra que, em troca de pão, fruta, vinho, legumes e gado, recebiam proteção e defesa.
  As sucessivas invasões de novos povos, quer germanos em 500 d.C. (visigodos, suevos), quer árabes em 711   d.C., transformam a fisionomia da população.  Deixando-nos usos e tradições.

No período da Reconquista Cristã , a Lisboa muçulmana é uma cidade cobiçada e várias vezes atacada e ocupada pelos exércitos cristãos (ocupação por Castela em 1000 d.C.).

Em 1147, D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal, conquista a cidade. Com a   participação cristã dos cruzados, dá-se a  expansão de Lisboa para além das suas muralhas.  Passa-lhe carta de foral.


Em 1373- século XIV , D. Fernando, então Rei de Portugal,  perante as ameaças de Castela (Espanha), cria uma nova muralha de defesa designada por "Cerca Nova”. Há na cidade padeiras, aguadeiras, ferreiros, almocreves,mercadores.....
*
3ºano A
Professora Paula Teresa

 Lisboa pré histórica
                  Bíface
 Lisboa romana
         Lucerna
 Lisboa muçulmana
 Lisboa Cristã - Foral da cidade, mandado fazer por D.Afonso Henriques
 Profissões na Lisboa medieval

Sem comentários:

Enviar um comentário