BEM VINDOS !

'A educação é aquilo que permanece depois de esquecermos tudo o que nos foi ensinado.'

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

No âmbito das comemorações da Pessoa com Deficiência, a EB1 Paulino Montez  comemorou  o dia, no passado 4 de dezembro, com  a atividade ESTÓRIAS CANTADAS.

Com a iniciativa da Equipa do Centro de Apoio à Aprendizagem e com a parceria da editora  The  Poets and Dragons Society tivemos a fantástica Rute Cancela a contar e cantar histórias divertidas, maravilhosas e cheias de imaginação.

As crianças adoraram e foi grande a adesão e a interação entre todos.


















quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Desafio de ANO NOVO

 Mais livros. Menos écrans !

A investigação tem demonstrado que a literatura infantil tem um impacto positivo na literacia e no desenvolvimento de competências socioemocionais nas crianças, nomeadamente na empatia.

A leitura mediada de livros que vão ao encontro dos interesses das crianças promove um maior envolvimento e parece resultar numa maior motivação para ler.

leitura é uma aprendizagem estruturante do desenvolvimento infantil, pelo que deve ser acompanhada, desenvolvida e muito estimulada.

Conselhos para a leitura em família

Faça da leitura um momento agradável no dia a dia da sua família:

  • Aproveite alguns momentos de pausa ou de convívio para ler;
  • Para os mais pequenos o momento do banho pode incluir livros de plástico ou de borracha;
  • À noite quando as crianças já estão na cama, leia-lhes antes de adormecerem, pois os livros acalmam e dão serenidade, além de que, ouvir contar histórias, é uma atividade de que gostam muito.

Aproveite todas as potencialidades de uma boa leitura e a curiosidade inata das crianças:

  • Descubra com elas as imagens e as histórias dos livros e brinque como se de brinquedos físicos se tratassem;
  • Deixe a criança escolher o livro que quer ler consigo. Pode propor outros, mas não force, pois é importante que ela leia ou oiça ler com prazer.

Estes momentos passados em conjunto proporcionam bem-estar, associando a leitura a sensações agradáveis.

 Mas, não se esqueça: as crianças pequenas não aguentam muito tempo e, quando estão cansadas ou desinteressadas, não se deve forçar. 

À medida que vão crescendo passam a gostar de ver livros e ouvir ler histórias durante mais tempo.

 


terça-feira, 14 de novembro de 2023

A TERRA TREME

   A  TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.

O exercício ajudará a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas.


Realizou-se na nossa escola dia 14 de novembro de 2023 !

Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Na nossa Escola foi posto em prática por todos os docentes e alunos.

Teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes foram convidados a executar os 3 gestos que salvam:

 BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais. Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho. Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

        VER MAIS AQUI : A TERRA TREME 





quarta-feira, 8 de novembro de 2023

ca_na_escola

 Como aproximar as famílias  e a comunidade escolar à escola ?

As redes sociais são tecnologias que mudaram bastante o modo de vida dos seres humanos, pois são meios de comunicação rápidos e eficientes. 

Sendo assim, trata-se de ferramentas que têm muito a contribuir na interação entre família e escola.

Já seguem o ca_na_escola ?

Através da plataforma INSTAGRAM a EB1 Paulino Montez procura mais uma   forma de aproximar pais e escola.

Não se esqueçam de espreitar e de interagir .

Pais e escola juntos nesta caminhada de educar,  procurando   melhores formas de obtermos bons resultados.

SIGA AQUI  :   ca_na_escola













sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Pão por Deus

 Os alunos do 2º ano foram pedir o Pão por Deus

 ao Mercado Sul da Encarnação.

Aqui ficam algumas imagens desta atividade.
As Professoras e os Alunos agradecem a bondade dos que colaboraram connosco para que esta tradição não desapareça.










quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Halloween

Historiadores consideram que a celebração do Halloween teve origem numa festa Celta chamada Samhain , que celebrava as colheitas, a chegada do inverno e a vida em oposição à morte.

 Acredita-se que o Halloween tenha surgido nas Ilhas Britânicas como parte da cristianização daquele local. O termo Halloween deriva de All Hallows' Eve, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”.

Aqui na escola, os meninos que quiseram, puderam brincar com o tema, assustar os amigos, pedir doces e, de certa forma, lidar com alguns medos e temas desconhecidos.













sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Tarefa para Pais e Filhos

 Vamos levar livros a votos !!

E os livros candidatos vão ser escolhidos....

 .....ENTRE PAIS E FILHOS !


O 1º Ciclo da EB Paulino Montez continua a participar no projeto “Miúdos a Votos "em parceria com a revista Visão e a Rede de Bibliotecas Escolares,

O projeto “é uma iniciativa que cruza cidadania e leitura, despertando o interesse pelos livros e permitindo a quem ainda não tem idade para votar a importância do ato.

 Dito de outra forma: ‘Miúdos a Votos’ combate iliteracia e abstenção. In Revista Visão

                                             VEJA AQUI REVISTA VISÃO

De acordo com o calendário das atividades,  decorre até dia 10 de novembro a escolha de livros para serem candidatos às eleições.

A apresentação de candidaturas processa-se como nos anos anteriores:

cada aluno pode propor um livro como candidato às eleições (um livro, e apenas um por aluno). 

Essa informação deve ser colocada neste formulário:

                                        ESCOLHA AQUI !!




quinta-feira, 19 de outubro de 2023

DIA DA ALIMENTAÇÂO

Em plena semana do Dia da Alimentação, todas as turmas trabalharam o tema de formas variadas e criativas.

Os alunos do Bloco Nascente trabalharam o conceito da Dieta Mediterrânica e elaboraram, coletivamente, uma Pirâmide Alimentar.



A promoção da Dieta Mediterrânica, em meio escolar, é um exemplo da relevância de uma abordagem holística da educação alimentar, tal como tem vindo a ser defendido no âmbito da promoção e educação para a saúde em escolas. De facto, falar em Dieta Mediterrânica é muito mais do que falar na mera perspetiva nutricional. É falar de cultura, de ambiente, de história, de saúde, de economia, de gastronomia, de ruralidade… é mais do que associar alimentação (ou melhor, a mal nutrição) a doenças como a obesidade ou diabetes; é abordar a alimentação numa perspetiva salutogénica, impulsionadora de um bem-estar socio emocional e físico.

É falarmos no desenvolvimento de competências sociais (essenciais), percussoras de um estado de saúde individual e coletivo, com previsíveis resultados no futuro.

 Em suma, são relembrados os 10 princípios da alimentação mediterrânica em Portugal:

01. “Frugalidade e cozinha simples, tendo como base as preparações que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas.

02. Elevado consumo de alimentos de origem vegetal em detrimento do consumo de alimentos de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas e frutos oleaginosos.

03. Consumo de alimentos de origem vegetal, produzidos localmente, frescos e da época.

04. Consumo de azeite como principal fonte de gordura.

 05. Consumo moderado de lacticínios.

06. Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal.

 07. Consumo frequente de peixe e baixo de carnes vermelhas.

 08. Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais.

09. Água como principal bebida ao longo do dia.

10. Convivialidade à volta da mesa."

Em toda a escola a temática foi trabalhada com entusiasmo e curiosidade.







quarta-feira, 18 de outubro de 2023

LISBOA SEM RODINHAS

Já começou o "LISBOA SEM RODINHAS" !!

No âmbito do Programa de Apoio à Educação Física Curricular (PAEFC) do 1º Ciclo, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa,  os alunos do 1º e 2º ano vão  participar no “Lisboa sem Rodinhas”. 

O “Lisboa sem Rodinhas” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, com o intuito de promover a introdução do ensino da utilização e aprendizagem da bicicleta, com base nos fundamentos curriculares existentes no programa de Programa Nacional de Educação Física para o 1º Ciclo do Ensino Básico, de acordo com a especificidade do Bloco de Deslocamentos e Equilíbrios.

 Procura também sensibilizar para uma mobilidade mais ativa e sustentável. 

Esta iniciativa é desenvolvida numa articulação entre o Departamento de Atividade Física e do Desporto, o Departamento de Educação e a Direção Municipal da Mobilidade. 

As aulas decorrem no período curricular, dentro das instalações da Escola Básica Paulino Montez .

Terão uma duração de 6 semanas, compostas por  aulas de 45 minutos por semana, lecionadas por 2 professores com a formação académica e/ou profissional adequada. 

Para a ano letivo 2023/2024, pretende-se alargar o “Lisboa sem Rodinhas” a todos os alunos do 1º e 2º ano, das Escolas Básicas do 1º Ciclo, entre 9 de outubro e 17 de novembro.