BEM VINDOS !

'A educação é aquilo que permanece depois de esquecermos tudo o que nos foi ensinado.'

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Dia da alimentação - parte III

No dia 16 de outubro a turma do 4ºA comemorou o Dia Mundial da Alimentação. Em sala de aula fizemos muitas atividades relacionadas com a alimentação: pesquisámos na internet sobre tema oficial do Dia Mundial da Alimentação 2013: "Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição". 
Ficámos a saber que no início de cada ano o mesmo é anunciado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). De acordo com esta organização, quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição. As formas insustentáveis de desenvolvimento estão a degradar o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Será urgente a existência de profundas mudanças na nossa agricultura e nosso sistema alimentar para inverter esta situação tão preocupante!
Bem, continuando com as nossas atividades: pintámos a roda dos alimentos, falámos sobre a importância da água e dos alimentos saudáveis na nossa alimentação, a validade dos alimentos, … A professora ensinou uma música sobre os alimentos, a qual cantámos e mimámos com muito gosto! Fizemos um trabalho de grupo intitulado “Sei comer? Então… sei Viver!” Este trabalho foi feito com recortes da publicidade dos hipermercados. A turma foi dividida em 6 grupos e cada um trabalhou as principais refeições do dia. Dois grupos recortaram “alimentos saudáveis” e “alimentos menos saudáveis”, mas que também fazem parte da nossa alimentação e por isso devem ser ingeridos com muita moderação.
Vimos um Powerpoint dos diferentes tipos de alimentos e da sua influência no organismo. Também fizemos um marcador de livros usando uma espátula de madeira com um desenho de uma pequena cesta de fruta na ponta.

Finalmente, cada um de nós fez uma deliciosa espetada de frutas a qual terminava com um marsmellow. Foi um dia muito divertido como podem ver pelas fotos! 

Turma 4ºano A
Professora Dora Costa











Sem comentários:

Enviar um comentário