BEM VINDOS !

'A educação é aquilo que permanece depois de esquecermos tudo o que nos foi ensinado.'

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dias de música


O segundo ano foi ao Teatro Nacional de S.Carlos.
Ouvimos a Orquestra Sinfónica Portuguesa que comemora o vigésimo aniversário.
O concerto era para escolas e o lado pedagógico não foi esquecido. Com a narração de Sofia Sá Bandeira e a sensibilidade do maestro Pedro Neves , ficámos a saber muito mais sobre a grande família dos instrumentos musicais.


As cordas desempenham o papel mais importante na maior parte das músicas e são colocadas na frente e dispostas ao longo de toda a plataforma no sentido da sua largura. As cordas são a "espinha dorsal" de uma orquestra: mais de metade dos membros de uma orquestra é instrumentista de cordas.
O naipe de cordas é formado por: violinos; violas; violoncelos; contrabaixos e harpa.
O naipe de madeiras é formado por: flautas e flautim; oboés e corne inglês; clarinetes e clarinete baixo; fagotes e contrafagote. O saxofone (inventado por volta de 1840 por Adolphe Sax) é feito de metal mas produz som através de uma palheta simples e tem um  sistema de chaves que abrem e fecham orifícios ao longo do tubo cónico tal como no clarinete. O saxofone tem as características fundamentais das madeiras e não dos metais.
Os instrumentos de metal são dispostos atrás das madeiras para não abafar os sons mais suaves destas e das cordas com o seu som poderoso e de muito volume. No entanto, devido ao facto de estarem colocados num plano mais elevado que o das madeiras e das cordas, os metais podem, se houver necessidade, projetar-se através da textura da música, produzindo um efeito eletrizante. O naipe de metais é formado por: trompas; trompetes; trombones e tuba.
Atrás de todos os naipes, na parte mais elevada da plataforma, encontra-se o naipe de percussão, que inclui tambores, pratos e tudo o que possa ser percutido, agitado e batido.   A percussão é por vezes apelidada de "a cozinha da orquestra", devido ao barulho excessivo que pode produzir quando necessário. Embora este naipe tenha uma grande variedade de instrumentos em relação aos outros naipes da orquestra, os instrumentos de percussão são distribuídos entre poucos instrumentistas. Os principais instrumentos de percussão são: tímpanos (timbales); bombo; caixa; pratos; xilofone; celesta; castanholas; gongo (tantã) maracas; triângulo...


Professora Paula Teresa
Professora Maria Passos
Professora Ana Vasconcelos
Educadora Margareth
A.O. Fernanda Amaral
A.O. Lurdinhas

1 comentário:

  1. Um dia inesquecível.Como é bom puder desfrutar de música num espaço único. Valeu a pena, mesmo com toda a chuva.

    ResponderEliminar