BEM VINDOS !

'A educação é aquilo que permanece depois de esquecermos tudo o que nos foi ensinado.'

quinta-feira, 31 de maio de 2012

BOM DIA DA CRIANÇA !!


  "Onde é que estamos? – perguntou o João.
- Na terra dos direitos.
- Mas está tudo vazio.
- Aqui. Porque é o aeroporto dos direitos novos. Daqueles que ainda não foram escritos. Anda comigo que eu vou mostrar-te o resto…
E lá se puseram a caminho, através de uma estrada de letras que apareciam à medida que iam avançando como se uma grande caneta invisível fosse andando à frente.
- Mas afinal quem és tu?
A Convenção ia saltitando, com o longo vestido de palavras…
- Chamo-me Convenção dos Direitos da Criança, mas podes chamar-me São e nasci há 12 anos. Em 1989 as Nações Unidas resolveram aprovar-me para defenderem os direitos de todas as pessoas com menos de 18 anos…
- Hum… então és uma lei?
- Exacto! Sou feita de artigos…
- E cada um deles fala de um direito, não é? – insistiu ele.
- Muito bem, sabes disto não há dúvida!
O João ficou todo orgulhoso. Já ouvira falar dos Direitos das Crianças nas aulas, mas nunca imaginara que fosse divertido conhecer uma lei.
- És muito mais gira do que eu pensei…
A Convenção sorriu vaidosa. E no espaço de segundos os seus olhos passaram de azuis a orientais.
- Como é que fazes isso?.
- Ora, é fácil… o meu artigo 2º diz que as crianças têm todos os direitos independentemente da raça, do sexo, da língua ou da religião. Por isso consigo ser igual a todas as crianças do mundo …"

............


A ilustração e o excerto acima foram extraídos da publicação Uma Aventura na Terra dos Direitos, da autoria de Paula Guimarães e editada pelo Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS). Esta apresenta de forma extremamente apelativa a Convenção dos Direitos da Criança aos jovens leitores. A mesma mensagem é transmitida em forma de conto e em banda desenhada. As duas versões estão disponíveis on-line para leitura, download e impressão, no site da CNPCJR.


Veja mais aqui :


http://www.cnpcjr.pt/left.asp?01.06.02.02
http://www.cnpcjr.pt/left.asp?01.06.02.01


Sem comentários:

Enviar um comentário